segunda-feira, 1 de maio de 2017

Música das Sombras



Título: Música das sombras
Autora: Julie Garwood
Editora: Landscape
Ano: 2007

Uma obra arrebatadora que determinou meu gosto literário...


     Em comemoração ao meu aniversário (soprando velinhas o/), decidi resenhar uma obra que foi, por muito tempo, número 1 na minha estante.
     A razão para tanto apreço é que foi o primeiro romance de época que li, e me marcou tão profundamente que tornou este, de longe, meu gênero literário favorito.

     Gabrielle é a princesa de St. Biel, Escócia, província colonizada pelos ingleses e sob o domínio do Rei John. Sua beleza lendária colocava poderosos lordes em disputa por sua mão, e acabou por se tornar um importante trinfo nas mãos do rei. A fim de apaziguar a ira de alguns de seus mais influentes barões e conquistar inúmeros benefícios políticos e econômicos, o rei resolveu dar Lady Gabrielle em casamento a Lorde Alan Monroe, um chefe montanhês de idade, que traria, finalmente, paz à região.
     À caminho da abadia onde seria realizada a cerimônia de casamento, Gabrielle se permite um último arrombo de liberdade, alterando a rota para dar um rápido passeio com sua guarda pessoal. A princesa, porém, presencia a terrível cena de um homem sendo enterrado vivo. Sem poder ficar indiferente a tal atrocidade, ela acaba acertando uma flecha em um dos criminosos, cometendo um assassinato e selando seu destino.
     Com a morte subsequente do noivo e acusações impetuosas sobre ela, Gabrielle se vê perdida em terras distantes e com um futuro nada promissor.
     O homem que ela salvara, porém, era nada menos do que Liam MacHugh, irmão do sanguinário Colm MacHugh, conhecido por sua força sobre-humana e impiedade sem tamanho. Colm, no entanto, sabia ser justo, e protegeria a vida e a integridade daquela heroína a qualquer custo, mesmo que, para isso, fosse preciso se casar com ela. Com temperamentos conflitantes e nada em comum, é na improbabilidade que os dois descobrem uma arrebatadora paixão.



PING-PONG:

Título e Capa: A capa é, sem dúvidas, aquelas que os amantes inveterados de romances de época param para olhar e já se apaixonam. Na época, eu ainda não conhecia o gênero, mas a moça com o belo vestido amarelo atraiu minha atenção na mesma hora. A história do título é muito interessante, tem a explicação no livro mesmo:
"MacHugh não passava de uma sombra com enormes poderes. Desaparecia quando bem entendia, mas, quando sua sombra se aproximava, a única maneira que a pobre alma tinha para tentar evitar a morte certa era se atirar de joelhos e pedir misericórdia. MacHugh era invencível, impossível de ser capturado. O único aviso que dava era a música que o precedia. Música das sombras. Seu grito de batalha se misturava, em perfeita harmonia, com o silvo da lâmina de sua espada cortando o ar. Ao ouvir aquele som, o soldado já estava morto." (p.34)
Como o livro me achou: Lembro-me de ter entrado em uma antiga Siciliano (que acabou virando Saraiva) há uns dez anos e visto esse livro maravilhoso na estante. Eu o teria comprado na mesma hora, se ainda não fosse uma adolescente, que dependesse do dinheiro do pai, e o livro não custasse, pasmem, mais de 60 reais (=O). O que eu fiz, então, foi começar a ler o livro na livraria mesmo, semana após semana, passando as horas que minha família ia ao shopping, em meio à Escócia e a Inglaterra, e o arrebatador romance de Gabrielle e Colm. Depois de quase chegar na metade do livro, acho que meu pai viu que eu queria mesmo ler a história (rs) e acabou comprando o livro para mim. Guardo até hoje meu tesouro.

Foi Top: O livro inteiro é de tamanha perfeição, que é mesmo muito difícil eleger algo que tenha se destacado como ponto alto da história. Mas vou dizer que este livro, junto aos de Jane Austen, teve o final mais surpreendente e arrebatador de todos os que eu já li do gênero.

Estragou: Nada, de fato, estragou meu queridinho, mas nem mesmo essa história linda foi poupada de cenas em que a mocinha ou o mocinho (ou os dois juntos) me tiraram do sério. Amei cada página mesmo assim.

Só nesse livro: Você lê, relê e lê outra vez, e não deixa de amar a história do começo ao fim, sem conseguir parar até chegar na última página. As mesmas emoções e surpresas continuam, mesmo depois da décima leitura. Pelo menos, comigo, foi o único livro assim, rs.
"Os guardas de Gabrielle haviam sido arrogantes, grosseiros e brutalmente honestos. Colm não pôde evitar gostar deles." (p. 161)
"- Você está com frio - afirmou ele.
Aquilo seria uma acusação? Ela não soube dizer.
- Sim, estou - ela disse, adicionando: -  E me olhar desse jeito não vai fazer cessar os tremores, laird. Talvez...
Pode ser que ela tenha gritado, não tinha certeza. Tudo acontecera tão rápido. Em um segundo, ele estava ouvindo o que ela dizia e, no próximo, a estava desmontando, colocando-a sobre seu colo e cobrindo-a com a sua manta." (p.174)
 Quem me conquistou: Disparado de todos os mocinhos das histórias de romance que eu já li (ok, fica ali com o Sr. Darcy... Olha só a responsa!), está meu amado Liam MacHugh, o irmão de Colm. Para quem já leu a série dos Bridgertons, ele se parece muito com Colin (que também foi meu queridinho da série), com suas tiradas sarcásticas e seu humor afiado. Ele percebe a paixão não declarada de Colm por Gabrielle, e entra na história, dando em cima dela, só para o irmão tomar logo uma posição e ficar com a moça. Além de dar o ponta pé pra história fluir (aquele que a gente morre de vontade de dar nos protagonistas, "fala logo que ama ela!") ele é o mais fofo, lindo e charmoso dos personagens (*-*) . Desculpe a melação, é que ele é meu eterno crush literário, desde quando essa expressão nem existia, rsrs.
" Ela gostava de Liam. Ao contrário do irmão, ele era bastante afável, além de charmoso. Por causa daquele lindo sorriso e da boa aparência, as mulheres deviam viver correndo atrás dele, ela pensou." (p. 207)   
"- Eu me casarei com você - disse uma voz vinda do hall de entrada.
Liam entrou no salão. [...]
Colm puxou Gabrielle para si.
- Lady Gabrielle consentiu em se casar comigo.
- Sim, eu sei disso, mas você não a quer, e eu sim - disse Liam. - Ela salvou a minha vida, não a sua, e, por isso, terei com ela uma dívida eterna.
Colm estava ficando irritado.
- Você acha que eu abriria mão dela para qualquer outro homem?
- Quer dizer que você a quer? - retrucou Liam.
- Pode estar certo que sim!
Liam assentiu com a cabeça e, com um sorriso extremamente satisfeito, acrescentou:
- É melhor você dizer isso a ela.
Gabrielle e Colm o ouviram rir enquanto descia a escada." (p.258)
Quem podia cair fora: Apesar dos excelentes personagens que levam a história, tem gente bem ruim nesse meio, que bem que podia mesmo cair fora. Mas acho que quem mais me deu nos nervos foi a Isla, a sobrinha de um dos barões que disputavam a mão de Gabrielle, por ser apaixonada pelo outro barão e fazer horrores para conseguir conquistá-lo. É ela quem inventa calúnias contra Gabrielle, por exemplo, mas, por mais detestável que seja, eu não a tiraria por nada da história, porque por causa de suas mentiras é que Colm e Gabrielle ficam juntos.

O que o livro me ensinou: A amar romances de época! hahaha Mas, além disso, também tem sua moral, e acho que é a de se preservar a integridade e a palavra a qualquer custo, mesmo que isso custe muito caro.

Ah, amigos, espero que vocês tenham se sentido profundamente tentados a conhecer essa história que, tenho certeza, vai conquistar vocês também. E faço votos também para que, a essa altura, o livro já tenha abaixado o preço, rsrs...




2 comentários:

  1. Primeiramente: Feliz aniversário atrasado!! Quer dizer então que você é taurina? O meu foi no dia 3!
    O primeiro romance de época que a gente lê marca pra sempre, né? E depois disso a gente quer mais é ler um romance de época atrás do outro! Adorei completamente a sua resenha e a premissa da obra! A princesa se meteu numa grande encrenca, mas com sorte, ela terá um final extremamente feliz!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah obrigada, Carol!!!
      Verdade, marca mesmo! E vamos combinar que romance de época é tudo de bom, né?
      Espero que se apaixone por esse casalzinho lindo, a história é mesmo maravilhosa!

      Um beijo!!! <3

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!