domingo, 20 de agosto de 2017

A Ponte de Haven




Olá, meus amigos! Quanto tempo! Mea CulpaMea culpa, mas aqui estou eu de volta e não vou brincar em serviço, não! Mais um romance de Francine Rivers para você se apaixonar!!!





Título: A Ponte de Haven
Autora: Francine Rivers
Editora: Verus
Ano: 2014 (Brasil: 2015)


Uma ponte que te leva para o futuro... e que te devolve ao passado

     Abra tem um passado de rejeição, desde o momento do seu nascimento. Abandonada debaixo de uma ponte para morrer, ela é resgatada pelo pastor Ezekiel Freeman, onde encontra um lugar no mundo com sua família, em Haven.
    O pastor, no entanto, sabia que não poderia trazer a linda criança ruiva que encontrara e por quem se apaixonara para dentro de casa, pois sua esposa, Marianne, com uma saúde muito delicada, não poderia ter toda a rotina de mãe, novamente, sem colocar sua vida em risco. Eles já tinham Joshua, e haviam recebido severas recomendações dos médicos para que este fosse o primeiro e o último Freeman. Mas já era tarde demais, Marianne a quis no instante em que a viu, e foi a mulher mais feliz do mundo enquanto a teve. Por apenas cinco anos.
     Com a morte precoce da esposa, Zeke não viu outra alternativa, se não entregar Abra para adoção a um casal da igreja que a quis, desde que fora encontrada.
     Peter e Priscilla fazem de tudo para que a pequena Abra se sinta amada por eles e pela irmã, Penny, já que eram tão amigas quando Marianne ainda era viva. Mas Abra nunca superou ter sido descartada pelo pai adotivo, nunca aceitou o amor dos novos pais, e nunca perdoou a Deus por seu destino de perdas.
     Com dezesseis anos, ela sente que nunca seria alguém naquela cidade. Mesmo com todo o carinho que recebe dos pais; de Mitzi, sua amiga e professora de piano; e de Joshua, que nunca deixara de ser seu irmão de coração, Abra não pensa duas vezes em fugir com Dylan, um bad boy que viera visitar o pai na cidade, e que levara o coração de muita gente junto, ao levar Abra para longe dali.. Apaixonada por aquele que pareceu ser o único a querê-la de verdade, ela percebe, na mesma noite em que fugiu, ter cometido o maior erro de sua vida. Mas agora já era tarde: queimara a única ponte que podia levá-la de volta para a segurança da sua antiga vida.
    Abra acaba conhecendo o famoso empresário de estrelas, Franklin Moss, que a transforma na formidável atriz de Hollywood, Lena Scott. O que ela não sabia era que aquele não seria somente seu nome artístico: seria sua nova personalidade, e que, talvez, a verdadeira Abra estivesse morta para sempre.

"- Sou prima dele. 
- E eu sou seu tio. - Ele olhou em volta, depois novamente para ela. - Muitos tios no mundo.. Este lugar não é para você.
- Provavelmente porque não sou atriz,
- Ah, eu acho que você é, e melhor que a maioria nesta sala, mesmo as que ganham papéis principais. Importa-se se eu lhe disser uma coisa?
- O que?
- Para uma garota esperta, você é muito boba." [Fraklin e Abra] (p. 156)




PING-PONG

Título e Capa: Muito propício o título mencionar a ponte de Haven, a ponte onde Abra foi encontrada e começou sua jornada da vida, e a ponte que liga seu passado com seu futuro. No verso do livro tem o desenho dessa ponte. A moça da capa tem todas as características descritas de Abra, e o carro é, provavelmente, o carro que Dylan a levou embora.

Como o livro me achou: Este não foi um livro que encontrei em livrarias, mas que procurei deliberadamente por ter amado tanto "Amor de Redenção", da mesma autora. O primeiro sempre estará na minha lista de favoritos, mas este também já tem lugar garantido nesse coração aqui.

Foi Top: Esse é aquele tipo de livro que não pára de surpreender. É uma história longa, mas sem nunca ficar repetitiva. É intenso, sensível, verossímil e contemporâneo, mesmo tendo sido contextualizado entre as décadas de 30 e 50. Simplesmente fantástico.

Estragou: Ah, como dizer que algo que Francine Rivers escreve estraga a escrita? Acho que todas as sensações evocadas pela história, mesmo as de repulsivo nojo e uma raiva sem tamanho, fazem parte do banquete fabuloso que a autora nos brinda, e trazem à tona toda a realidade da obra.

Só nesse livro: 432 páginas parecem quatro linhas, de tão rápido que você as devora. Os últimos capítulos dão até um aperto no coração, por saber que não mais acompanharemos a triste e envolvente história de Abra Matthews.

Quem me conquistou: Joshua é meu mais novo crush literário, e já aviso que tenho sérios ciúmes dele. Pensa num cara fofo, tão fofo que parte seu coração! Ele é decente, sem ser tedioso; pacífico, sem deixar de ser intenso; paciente, sem deixar as oportunidades passarem, enfim, perfeito, perfeito, perfeito. Ah, Joshua roubou meu coração... (ok, parei de babar... )
- Eu sei o que deveria fazer, Joshua. Só não sei se tenho coragem.
- Pode ser preciso menos coragem do que você pensa.
- E doer mais do que eu posso suportar.
- Estarei ao seu lado. [Joshua e Abra] (p. 366)
Além de Joshua, não posso deixar de falar como a senhorinha Mitzi me conquistou. Fez questão de que Abra aprendesse todos os hinos do hinário, antes de aprender a tocar qualquer outra coisa, e sabia que esses hinos viriam a sua mente quando mais precisasse.
"- Abra e eu podemos ter décadas de diferença de idade, mas temos muito em comum. Além disso, não foi você que disse que ninguém nasce cristão? A guerra por uma alma começa mesmo antes de o bebê respirar. Não posso andar por toda a cidade como você, nem perambular pelas colinas como Joshua, mas com certeza posso me sentar bem aqui nesta poltrona e rezar o dia inteiro. O diabo que pegue isso e enfie onde quiser. Posso ser a mulher mais velha da cidade, Zeke, mas não tirei mais minha armadura desde que a vesti. " [Mitzi para Zeke] (p. 133). 
Tem como não amá-la? 

Quem podia cair fora: Não posso dizer cair fora, porque é um personagem central da história (sem ele, bem... não teria a história), mas devo dizer que detestei esse pastor Zeke. Quero dizer, o que leva uma pessoa a adotar uma criança, sabendo que não poderia cuidar dela, e depois a entrega para nova adoção, quando a criança já tem discernimento para saber que está sendo abandonada? Pior são as cenas de quando Abra vai embora, e ele do tipo "Ah, paciência... ela fez a sua escolha... vamos orar por ela". Enquanto que Joshua que teve que pôr o pé no acelerador para tentar trazê-la de volta. Mais de uma vez, por sinal. Mas o pastor também trouxe importantes reflexões e, de fato, era um bom homem, dedicado à oração, e que também sofreu muito com tudo isso. Pode ficar, vai, pastor Ezekiel, também amamos você...

O que o livro me ensinou: Que não podemos fugir de Deus. Nunca. Não importa para onde formos, ele nos encontrará, seu amor nos alcançará. E não importa quais sejam os nossos pecados, ele pode nos dar nova vida e esquecê-los para sempre. Que mensagem mais bendita!!!
- Deixar não é desistir. É confiar que Deus vai fazer o que tiver de ser feito. Lembre-se do que você sabe que é verdade. [...] Às vezes Deus tem que destruir para salvar. Ele tem que ferir para curar. [Pr. Zeke para Joshua] (p. 118)

A mensagem é linda, os personagens tão reais... Uma história envolvente e inesquecível. Vão ficar para sempre na minha memória, e na sua também. Basta você atravessar essa ponte...




4 comentários:

  1. Misericórdia menina, agora você me pegou mesmo! hahaha

    Fe, você sabe quanto amei "Amor e Redenção" foi um livro que mexeu comigo demais, senti raiva, amor, nojo, esperança, medo e profunda conexão com aqueles personagens, lembro que quando li só queria entrar no skoob e contar para você, agora você vem com essa resenha e me derruba de novo, vou ter que comprar esse livro para ontem! Já conheço a autora e sei do que ela é capaz então não dá, e eu estava fugindo de ler sobre esse livro exatamente por isso!
    Amei a resenha, e você é tão terrível que coloca até as quotes que me causa desespero, já quero me apaixonar pelo Joshua também e nem ligo que você é ciumenta, você merece só por me deixar aqui roendo as unhas por esse livro.

    Já disse que amei essa resenha?
    Beijos
    Dani Cruz
    blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha é, Dani, sabia que você não resistiria a mais um romance da Francine (sem pudor de dar golpe baixo, muahahaha)! Também o li pensando em você, com a certeza de que você se apaixonaria por essa história (e pelo meu Joshua... kkk) na hora, assim como eu!
      Não fiz nem questão de fugir, quando vi na Amazon esse livro, tratei de comprar logo, sem pensar duas vezes. A gente sabe mesmo o que nos espera, quando vê o nome dessa autora na capa de um livro... <3

      Vou ficar aqui, super ansiosa, a sua resenha desse livro também!!!

      Beeeeijos!

      Excluir
  2. Uau!! Pela capa parece um romance bobo, e aí eu fui lendo a sua resenha, ficando cada vez mais com pena da nossa protagonista, e então a vida dela dá uma grande reviravolta. Fiquei super curiosa pra saber o resto!

    Siiim, McFly é total época de escola hahaaha até pensei em tirar esse detalhe da história, mas acho que com isso perderia toda a essência também. Obrigada por toda a força!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Olha, nem pela capa, viu, mas Francine Rivers na área, eu já sabia que viria coisa muito boa! Vale mesmo a pena conferir!!

      Não, não tira o McFly, não, vai ser ótimo relembrar dessa época!<3
      Imagina, conte comigo para divulgar seu trabalho, assim como você divulgou o meu!

      Beijos =3

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!