domingo, 9 de março de 2014

À primeira vista

Atenção: Contém spoiler do livro "O milagre"!!!






Uma razão para deixar o livro no "Felizes para sempre"





E então o milagre aconteceu. O homem estéril, o cético que a vida criara, agora tinha seu maior sonho no ventre de seu grande amor.

Tudo muito bonito e podia muito bem ter terminado assim. Jeremy descobriria que a ciência não tinha todas as respostas e o seu milagre logo viria na forma de uma linda garotinha.
Mas quis o destino que Nicholas Sparks não fosse capaz de dormir antes de arruinar a vida perfeita dos dois pombinhos.
Em meio aos preparativos para o casamento relâmpago de Jeremy e Lexie, tudo começa a desmoronar como um castelo de areia. Primeiramente, Jeremy é forçado a deixar tudo para trás para vir morar na cidade interiorana de Lexie, Boone Creek. Em seguida, tem um bloqueio literário, uma crise criativa que impede o jornalista de escrever suas colunas científicas. E, como se isso não fosse o bastante, vê sua futura esposa passando tempo demais com seu ex-pretendente. Tudo isso tendo que lidar com o estresse da mulher grávida, a pressão do editor da revista que trabalhava e um casamento que estava lhe deixando com as calças nas mãos para poder arcar.
Contudo, o que ainda estava por vir nem podia ser comparado a essa pequena turbulência: a filha de Lexie e Jeremy corria risco de morte.
Bem, se há sangue no final, fora o esperado para um parto, isso você vai ter que ler para descobrir, mas eu, definitivamente, teria parado no primeiro livro.


PING-PONG


Como o livro me achou: como escrevi no post anterior, eu o li nesses últimos dias, ou seja, muitos anos depois de ter lido "O milagre". Comprei esse livro em uma promoção da Saraiva na ocasião em que Nicholas Sparks tinha vindo ao Brasil fazer uma entrevista com fãs em uma das lojas.


Um pró: Foi um livro muito bem escrito, com muitas reflexões interessantes e uma profundidade que não pode deixar de ser notada.

Um contra: Acho que ficou bem claro que odiei o final. Mas entendo que, na vida real, é assim que as coisas acontecem, nem todo final é feliz. Além disso, achei que alguns conflitos da história form resolvidos muito rapidamente, sendo que poderiam ter sido melhor explorados (de modo a preencher todo o livro e não trazer aquele final!).

Um engano: Não é o típico livro mamão com açúcar que se esperaria de NS. Tem a mesma intensidade e romantismo, com desfechos inesperados, mas é bem mais pesado.


Uma decepção: Superficialidade nos eventos mais interessantes e foco nos mais tristes.

Uma lição: "Apesar de toda a comoção da última hora [...], ele fechou os olhos, com a súbita certeza de que o que estava fazendo naquele momento era a única razão de estar nesse mundo. Amar outra pessoa. Cuidar dela, ajudá-la, encarregar-se de suas preocupações até que ela seja forte o bastante para se encarregar delas por si mesma. Cuidar incondicionalmente, pois, afinal, era isso que dava sentido à vida."


Um personagem: Doris, a vidente. Apesar de não apreciar nem um pouco essa coisa toda de mediunidade, vidências, gostei da participação da personagem como um todo no decorrer da história. Ela esteve presente em vários momentos cruciais, ajudando o jovem casal a superar os problemas que todos os recém-casados costumam sofrer.


Uma citação: "Apesar de às vezes desejar voltar o relógio do tempo e apagar todas as tristezas, sentia que, se o fizesse, a alegria também diminuiria."

O livro em si é bastante profundo, intendo, emocionante, poético e romântico, mas, para  alguém que leu e amou "O milagre", seria melhor ter parado por aí.



REPROVADO! 

4 comentários:

  1. Eu li O Milagre e não sei porquê, mas foi o único dos livros que já li do Sparks que eu não gostei! Mas eu não sabia que À Primeira Vista era uma espécie de continuação do outro. Gostei da sua resenha, mas ainda não sei se quero ler esse ou não! hehehe
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leri, na boa, se não gostou de "O Milagre", vai odiar a continuação... hahaha A menos que queira ver os personagens que vc não gostou se dando mal (rs..)
      Aconteceu a mesma coisa com "o diário de uma paixão", que teve uma espécie de continuação (só a participação de Noah) em "o casamento". Gostei mais do primeiro, obviamente, mas a continuação também foi uma boa pedida...
      Obrigada pela visita, Lery, beijos!!!

      Excluir
  2. Nossa sempre tive vontade de ler algum livro do Nicholas , mas todos dizem que é tão meloso , mas acho que pela a sua resenha talvéz possa dar alguma chance a ele .... É que a gente já tá tão a acostumado com YA e NA book que é díficil ler outros tipo de romance!! Ameii seuu Blog e sua resenha já estou seguindo !! É CLAROO !! beijoos
    http://serendyzworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin, se for começar a ler NS, aconselho a não iniciar essa aventura por esse romance, rsrs. Mas acho legal essa ideia de renovar e inovar, afinal, não é assim que descobrimos as melhores histórias?
      Obrigada, volte sempre!!!

      Excluir

Que tal debatermos sobre esse livro?
Deixe seu comentário!